Face
A cirurgia de face requer precisão e naturalidade para conter estigmas e evitar a artificialidade. Através dela, podemos alterar alguma característica indesejada e, na maioria das vezes, tirar o aspecto cansado que não condiz com o estado de espírito dos pacientes.
Lipoenxertia de face
Essa é uma técnica poderosa no rejuvenescimento facial. Além de devolver o volume perdido, ela permite melhora da qualidade da pele quando aplicada como nanofat. A técnica desenvolvida por cirurgiões belgas, melhora rugas, cicatrizes e confere melhora da textura a pele.
Pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com a blefaroplastia (minha combinação favorita).
A técnica consiste na retirada da gordura de um local de preferência do paciente, por meio de uma pequena lipoaspiração. O local escolhido pode ser a parte interna das coxas, o abdome ou os braços, entre outros. O material é purificado e depois injetado onde nota-se a perda de volume ou sob forma de nanofat (que não volumiza) para melhora da qualidade da pele. A técnica é extremamente versátil e também é usada para tratar os lábios, o lóbulo da orelha, a região temporal e em maior escala, a região glútea.
Anestesia e Tempo de Recuperação: A anestesia depende da extensão, podendo ir desde uma sedação até anestesia geral. O paciente deve manter repouso por uma semana.
Ressecção da bola de bichat
Essa cirurgia é muito polêmica, até demonizada por alguns. No entanto, quando bem indicada apresenta excelentes resultados.
O procedimento pode ser complementado com lipoaspiração de papada e diminuição da musculatura adjacente através da toxina botulínica (botox). O efeito final é uma melhora importante do contorno facial, especialmente em pacientes de rosto quadrado.
Anestesia e Tempo de Recuperação: A cirurgia é simples, pode ser realizada com anestesia local e sedação. Requer 2 dias de repouso.
Facelift
Nos pacientes mais velhos com flacidez facial importante, recomenda-se a cirurgia para reposicionamento dos tecidos e retirada do excesso de pele. Através de uma incisão que fica escondida na orelha, promove-se uma tração suave e fixação dos tecidos, de maneira a obter-se um resultado natural e sem exageros. Geralmente, para obter um rejuvenescimento harmônico e por completo, o procedimento é associado a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e ao tratamento da flacidez do pescoço. Caso haja necessidade de restaurar o volume facial, a cirurgia é complementada pela lipoenxertia (enxertia de gordura do próprio paciente) ou pela inclusão de implantes faciais.
Anestesia e Tempo de Recuperação: A cirurgia é feita com anestesia geral e o paciente recebe alta no dia seguinte. Requer um período de repouso de no mínimo 15 dias.