Orelhas
Crianças ou até mesmo adultos podem se incomodar com o aspecto das orelhas. Elas também são estruturas que ficam muito expostas ao sol e portanto podem desenvolver tumores.
Correção de orelha em abano
Algumas crianças podem ter desconforto e prejuízo social pela projeção excessiva das orelhas. A condição, conhecida como orelhas em abano ou orelhas proeminentes, pode ser corrigida através de um procedimento simples, seguro e eficaz, chamado otoplastia. É recomendado para crianças a partir dos 5 anos de idade, de preferência quando começarem a demonstrar desconforto com a característica.
Anestesia e Tempo de Recuperação: A cirurgia é simples e envolve um repouso de 1 semana, associado ao uso de faixa auricular por 1 mês.
Lóbulo bífido (rasgado ou uso de alargador)
Seja pelo uso de brincos pesados ou pelo uso de alargadores, o lóbulo pode ser danificado permanentemente. Para a correção do defeito, é necessária a realização de uma pequena cirurgia com anestesia local. Caso o paciente sinta-se mais confortável, a sedação é uma opção.
Anestesia e Tempo de Recuperação: O paciente deve evitar esforços físicos por 1 semana mas pode retornar ao trabalho no dia seguinte.
Reconstrução de orelha
A reconstrução de orelha pode ser necessária em pacientes que sofreram a perda de uma parte ou ainda nasceram sem. São pacientes que tiveram tumores de pele, sofreram acidentes ou até mesmo já nasceram com uma malformação.
Anestesia e Tempo de Recuperação: A cirurgia e o repouso dependem da complexidade do defeito a ser reparado. Da mesma forma, a anestesia pode ser local, sedação ou geral. .